Como escolher travesseiros: os fatores da decisão

Ao escolher travesseiros precisamos considerar a posição que dormimos, o tipo do enchimento, o tecido da capa e o tamanho da peça. Alinhamento e suporte à coluna, conforto, durabilidade e prevenção de alergias são os pontos importantes. A escolha correta pode garantir um sono de melhor qualidade.

Quem dorme de lado precisa de um travesseiro mais firme. Os que dormem de costas necessitam de um travesseiro de média maciez. Já os que dormem de bruços carecem de uma peça macia.

Os enchimentos dos travesseiros variam conforme o tipo do material. Podem ser de poliéster, algodão, pluma de ganso, espuma de látex, dynamic cell (célula dinâmica) ou poliuretano.

O enchimento de poliéster é firme e recomendado para alinhar a coluna. O de algodão é hipoalergênico, garantindo maciez e respirabilidade. Travesseiros de pluma de ganso são leves e macios.

Enchimentos de espuma de látex também são ótimos para a coluna, já que proporcionam um suporte firme à cabeça e ao pescoço. Peças com dynamic cell mantêm a coluna alinhada e são adequados para todas as posições de dormir. Por fim, os travesseiros de poliuretano são firmes para a cabeça e o pescoço. Além disso, são hipoalergênicos e resistentes aos ácaros e fungos.

As capas externas dos travesseiros podem ser de percal, de algodão e viscose, de tecido 100% algodão, de algodão e poliéster ou de tecido maquinetado de algodão.

Os tecidos de percal promovem uma melhor circulação do ar, oferecendo mais frescor. Tecidos de algodão e viscose são macios (por conta do algodão) e mais respiráveis (por conta da viscose).

Capas 100% algodão garantem maciez e respirabilidade aos travesseiros. As de algodão e poliéster têm boa maciez (por conta do algodão) e melhor durabilidade (por conta do poliéster). Por fim, as capas de tecido maquinetado de algodão contam com a maciez e a respirabilidade do algodão mais os relevos do acabamento maquinetado.

Os tamanhos dos travesseiros também variam. Os 4 principais padrões são: 1) Standard; 2) King; 3) Europeu e 4) Baby. A medida do modelo standard é 50 cm (largura) x 70 com (comprimento). O king tem 50 cm (largura) x 90 com (comprimento). O europeu 65 cm (largura) x 65 cm (comprimento). O baby 30 cm (largura) x 40 com (comprimento).

Portanto, ao escolher um travesseiro é importante saber a posição que dorme, escolher um enchimento adequado, o tecido externo da sua preferência e o tamanho favorito.

Durabilidade dos travesseiros

Um travesseiro dura em média 2 anos. Ao longo do tempo o enchimento perde a sua função e deixa de oferecer sustentação e suporte. Outra questão é o acúmulo de ácaros e bactérias.

Entretanto, a durabilidade varia conforme o tipo do enchimento. Travesseiros de látex, por exemplo, podem durar até 5 anos. Os de pena de ganso precisam ser trocados a cada 2 ou 3 anos. Enquanto os de fibra sintética necessitam ser substituídos a cada 1 ou 2 anos.

Existem alguns sinais que indicam que o travesseiro precisa ser trocado. Perda de maciez, de firmeza, cheiro de mofo e manchas sinalizam que é necessário comprar um novo.

Um travesseiro gasto de mais pode causar dores no pescoço, nas costas e desconforto. Também ocasiona problemas alérgicos, pois ao longo do tempo acumula-se ácaros, suor e bactérias.

  1. Deixe os travesseiros ao ar livre, quando possível, para eliminar odores e umidade.
  2. Não deitar no travesseiro com os cabelos molhados, prevenindo assim o acúmulo de umidade e fungos.
  3. Quando for preciso limpar o travesseiro, siga as instruções do fabricante para lavagem e secagem.
  4. Coloque uma capa protetora no travesseiro para mantê-lo limpo e sem ácaros.
Como escolher e quando trocar os travesseiros

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *